Poucas pessoas têm conhecimento, mas aquele resto de comida no prato, que vai para o lixo depois do almoço ou do jantar, afeta de forma negativa a cadeia de produção alimentar no planeta. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelam que todo o alimento, ao ser descartado, precisa de outro para ser substituído. Assim, a consequência do descarte é direta porque toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos necessita de água, terra, adubos minerais, pesticidas, energia elétrica e combustíveis fósseis.
Por isso, a GRSA|Compass, uma das maiores empresas na área de serviços de alimentação e facilities, realiza pelo terceiro ano no Brasil a campanha global Stop Food Waste Day. A ação tem como objetivo estimular funcionários, clientes e sociedade a terem um consumo alimentar mais consciente, reduzindo o desperdício diário nas refeições. Os números obtidos pela campanha internamente, nos anos anteriores, já são expressivos: em 2019, 7 milhões de pessoas foram impactadas e estimuladas a entregarem os pratos limpos após as refeições. A empresa obteve uma redução de 9% no desperdício durante a campanha de 2018, que se manteve durante o ano e cresceu em 2019, chegando a 22%. Para o presidente da empresa, Fernando Calamita, a fome é um problema mundial, e a quantidade de alimentos desperdiçados não condiz com essa realidade. “Como líder mundial em serviços de alimentação e suporte, o Grupo Compass tem responsabilidade de ser um dos pioneiros nessa discussão”, ressalta.
O objetivo da campanha é ajudar, por meio de ações que estimulem a conscientização do consumo alimentar sem desperdício, a criar soluções para retirar o Brasil do 10º lugar entre os países que mais desperdiçam comida no mundo, segundo dados da ONU/FAO. Durante abril, também ocorre a campanha “Juntos Contra o Desperdício” que se encerra no dia D, quarta-feira, 28/04, com o “Festival Consumo Consciente: Semeando Bons Hábitos” – um evento online com uma série de atividades educativas e culturais voltadas para o tema de como consumir da melhor forma os alimentos.
O que o desperdício de alimentos pode causar no planeta:
- Maior consumo de água.
- Uso de espaços maiores de terra para produção de alimentos.
- Aumento dos gastos financeiros para a produção de alimentos.
- Maiores gastos com logísticas de extração e distribuição.
- Menor consciência sobre a situação de insegurança alimentar em que diversos países estão atravessando.
A campanha está em seu quarto ano em âmbito global e o terceiro no Brasil. Em 2019, mais de 40 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, promoveram ações com o objetivo de educar e potencializar a mudança em relação ao desperdício que impacta o mundo. Por meio do SFWD, o Compass Group quer chamar a atenção para o problema, criar e compartilhar soluções criativas e impactantes.
Site mundial: http://www.stopfoodwasteday.com
Site Brasil: http://www.stopfoodwasteday.com.br
Mídias sociais: @stopfoodwastedaybrasil
Informações: Assessoria de Imprensa.