Aventuras Maternas

1096 dias de aprendizados!

theo

3 anos! Não posso acreditar que se passaram 1096 dias desde que eu segurei aquele bebê de 4 quilos no colo, de olhar vivo e com tantos ensinamentos para me passar.

Olho as fotos do meu barrigão e sinto uma vontade imensa de que ele retorne lá para dentro, não sei se para que ele volte a ser um bebezinho só meu ou se para protegê-lo numa crisálida onde sei que nada de mal pode lhe acontecer.


Não! Quero que ele cresça livre para se expressar, para brincar, para aprender, para sonhar. Prendê-lo na minha barriga seria apenas uma tentativa de congelar o tempo, de fazê-lo só meu, de criar amarras.

Antes de engravidar, eu sabia que me tornar mãe representaria um passo sem volta na minha vida. Sempre fui muito maternal com tudo na minha vida: família, amigos, trabalho e até desconhecidos. Sabia que um filho me tiraria do eixo de uma vez por todas, me roubaria o sono, o tempo e acima de tudo o coração.

Mas tem mais, um filho faz a gente ver a vida com novos olhos. Você não passa a contar seus anos como jovem descompromissado. “Ah! Vou viver mais 100.” Você passa a fazer contagem regressiva. “Quanto mais de tempo poderei estar aqui com ele? O quanto me dedico a esse ser que precisa tanto se suporte e de amor?”

O Theo me ensina a cada dia significados mais complexos sobre o que é compaixão, amor ao próximo, generosidade, criatividade, prazer pelo mundo real e o que é ser alegre pura e simplesmente sem motivo aparente.

Me faz sorrir a cada tirada engraçada, mas faz meu coração pular de alegria quando cumprimenta cada morador de rua e deseja um bom dia. Ou se preocupa com a cabeça de algum deles que dorme sem travesseiro ou com um menino que não vê o pai há muito tempo e, na concepção dele, precisa de um brinquedo para se alegrar.

Meu coração pula quando ele valoriza a música e, sem medo de ser feliz ou da opinião alheia, começa a dançar numa farmácia ou num supermercado e faz as pessoas sorrirem e se sentirem mais livres para dançar também.

Meu coração pula quando ele reconhece seus erros, quando nota que eu preciso de um carinho ou quando sabe que preciso sorrir e finge uma gargalhada sem sentido.

Minha cabeça se incomoda, mas meu coração pula de alegria quando ele rejeita tecnologias e o mundo virtual e me pede para largar tudo e brincar com ele ao ar livre, mesmo quando estou no meio de um trabalho importante. Nem sempre posso largar, mas me sinto feliz de saber que ele valoriza o que realmente faz bem.

E me sinto a mãe mais feliz do mundo quando ele me acorda com um carinho ou beijo, divide seu lanche comigo ou simplesmente me conta seu dia na escola. E quando me chama para ficar com ele no banheiro enquanto ele faz suas necessidades, ou me lembra de escovar o dente, ou quando diz que vai me proteger dos homens maus contra os quais seus heróis lutam.

A única coisa que quero de verdade é estar presente em cada dia da vida dele, sabendo que, por mais que os anos passem depressa, eu realmente estive ali, vivendo com ele e que ele voou muito mais alto do que sua crisálida podia imaginar.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Deixe seu comentárioDeixe seu comentário

  • Lindo demais!!!!
    Perfeito, emocionante, vi um filme passando…. O que o Theo nos faz sentir é indescritível e vc conseguiu expressar com muita verdade e emoção esses 1096 dias de muitas alegrias, trabalho, e muito, muito, muito AMOR!!! É muito bom ter vocês em minha vida!!!!
    Amor que não se mede!!!! Amo vocês!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *