Aventuras Maternas

Como driblar o frio e não desistir da academia

workoutNos dias mais frios, como hoje, é comum que a disposição para se exercitar diminua e os quilinhos extras apareçam. Isso acontece porque no frio nos recolhemos mais e fazemos menos atividades ao ar livre, além de buscar alimentos mais calóricos, diminuindo o consumo de frutas e saladas.

Para não desanimar e driblar esse pequeno obstáculo, Larissa Kussano, gerente técnica da Bio Ritmo, indica exercícios que ajudam a combater uma grande inimiga: a preguiça. “Correr, pedalar, praticar aulas de ginástica e treinos funcionais são excelentes opções. É importante ressaltar que os exercícios em grupo podem ser muito positivos, dessa forma, você tem alguém para te motivar e ser motivado”, explica a especialista.

Segundo ela, no frio geralmente é quando o organismo muda o seu funcionamento, gerando uma fome excessiva, o que faz com que os exercícios físicos se tornem ainda mais importantes na rotina. “A necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais faz com que a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentem. Porém, essas alterações também são responsáveis por nos estimular a comer mais no inverno. Portanto, é muito importante não desistir dos treinos, mesmo quando as temperaturas caem”, comenta Larissa.

A gerente técnica da Bio Ritmo explica que os incentivos e programas especiais que as academias oferecem durante os meses de inverno para contornar a queda no movimento podem ser um importante aliado.

 

Confira cinco dicas para não desistir da academia no frio:

Mude seu horário – Se você costuma frequentar a academia muito cedo pela manhã ou tarde da noite, tente treinar na hora do almoço. “É quando a temperatura está mais amena. Além disso, exercitar-se nesse horário dá uma recarregada na bateria e a parte da tarde será bem mais prazerosa e produtiva”, comenta Larissa.

Direto para a academia – Passar em casa depois do trabalho ou faculdade antes de encarar a malhação não funciona. “Prepare a mochila na noite anterior e deixe no carro. Essa atitude pode facilitar na hora de você pensar duas vezes em ir à academia”, sugere.

Desligue o modo “soneca” do despertador – Saia da cama já! O despertador tocou, pule da cama e não enrole. “Assim, você tem menos chances de sabotar o treino da manhã, caso esse seja o seu único horário disponível”, diz ela.

Acredite! No inverno emagrecemos com mais facilidade – As baixas temperaturas aumentam o gasto calórico. No frio o corpo tem que gastar mais energia para se manter aquecido, acelerando o metabolismo. “Essa é uma grande oportunidade para queimar os quilinhos extras e também manter a forma durante o inverno”, reforça Kussano.

Sua imunidade aumenta – Quando você pratica uma atividade física a sua imunidade melhora, diminuindo muito as chances de contrair gripes e resfriados típicos da estação. Isso também acontece por conta do metabolismo mais regulado. “Aposte também em roupas adequadas para evitar friagem no caminho até a academia. Lembre-se que manter-se aquecido é importante, o que não significa usar roupas pesadas”, explica a gerente técnica.

         

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