Aventuras Maternas

Impeça que a ansiedade domine a sua vida

nowQue mãe nunca teve uma crise de ansiedade? Fases novas na vida dos filhos, correria para dar conta de todas as atividades do dia… Crianças também podem ser acometidas pelo transtorno, especialmente, quando precisam lidar com mudança ou na véspera de provas, por exemplo. O problema é que essas pequenas preocupações que afetam o cérebro e o corpo, aos poucos podem até virar doença. Além disso, esse estado de atenção provocado pela ansiedade ainda pode desencadear reações físicas como falta de ar, taquicardia, boca seca, tremedeira, sudorese. Sem falar nos problemas psicológicos: insônia, insegurança, irritabilidade, tristeza. São mais de 30 sintomas que podem aparecer do nada.

Segundo o neurologista Leandro Teles, Membro Efetivo da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a ansiedade não deve ser ignorada, principalmente quando vem acompanhada de problemas de atenção e memória. “A partir do momento em que o cérebro identifica que estamos preocupados, a amígdala e o hipotálamo, interpretam como se o corpo estivesse em perigo e liberam hormônios, como a adrenalina e os glucocorticóides, que aumentam o batimento cardíaco e a respiração, daí surgem problemas de taquicardia e falta de ar”, explica.

Além disso, o estado de atenção que a ansiedade provoca ainda inibe o sistema digestivo, deixando a boca seca. “A maioria das pessoas fica ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente. Entretanto, em alguns casos essa ansiedade pode ser tão intensa que pode interferir no seu dia a dia. Essa sensação de medo, receio, apreensão é tão desconfortável, que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples, como usar o elevador”, afirma o especialista.

No Brasil, estima-se que 23% da população tenha algum tipo de distúrbio ansioso ao longo da vida. E, segundo o médico, as chances de morrer por problemas cardíacos pode ser até quatro vezes maior para quem tem a síndrome do pânico, estresse pós-traumático, fobias, transtorno obsessivo compulsivo e ansiedade generalizada.Mas a boa notícia é que todos têm cura.

Além dos apoio de alguns medicamentos como os benzodiazepínicos ou ansiolíticos, que atingem as áreas do cérebro responsáveis pela ansiedade, é preciso ter algumas atitudes que ajudem a controlar a ansiedade. O neurologista sugere abaixo algumas dicas para evitar os pensamentos catastróficos que tomam conta da mente dos ansiosos.

1-Pratique atividades físicas regularmente;

2-Mantenha uma alimentação balanceada;

3-Tente reduzir o estresse diário;

4-Se precisar aposte em massagens e terapias para relaxar;

5-Mantenha o controle da respiração para reduzir as reações do sistema nervoso;

6-Ocupe a cabeça com coisas boas;

7- Procure ter uma boa noite de sono.

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *