Aventuras Maternas

Palavra de especialista: o que é maternagem e sua importância no desenvolvimento das crianças

Você já ouviu falar do conceito de maternagem? Apesar de muitos confundirem com maternidade, essas duas palavras têm significados diferentes. Enquanto maternidade se refere ao fato de ser mãe, a maternagem é todo o comportamento de cuidado, proteção, carinho e interação com a criança, independente de laços sanguíneos. “É importante destacar que a maternagem pode ser exercida não apenas pela mãe biológica, mas também por outros cuidadores, inclusive em relações familiares com o indivíduo”, explica Carlos Guilherme S. Figueiredo, médico psiquiatra e vice-presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília, APBr.

De acordo com o especialista, esse processo é fundamental para o desenvolvimento da criança. “A qualidade e a frequência dos cuidados oferecidos, em especial nos primeiros dias de vida, influenciam a maturação do cérebro, o comportamento e os sistemas cognitivos e emocionais do indivíduo”, pontua. Ele lembra que, segundo diversos estudos científicos, cuidados maternos inadequados e negligência são fatores de risco para doenças neuropsiquiátricas, incluindo depressão, ansiedade, abuso, dependência de drogas e tentativas de suicídio.

“A criança que não recebe os cuidados adequados, em especial nos primeiros dias de vida, pode apresentar prejuízos no desenvolvimento tanto físico quanto cognitivo, inclusive por alterações metabólicas e endocrinológicas”, conclui Figueiredo.

Informações: Assessoria de Imprensa.

Sobre o autor Ver todos os posts

Priscila Correia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *